Up mais próximo da realidade : Lupo



O UP! vai se transformar em LUPO. O nome do carro-conceito(UP) irá se transformar em nome comercial, Lupo, subsituindo um carro que já existiu na VW européia, e que foi substituído pelo nosso Fox, que não fez nenhum sucesso na Europa e tem grandes chances de sair de linha por lá rapidinho. O conceito UP! que vai virar Lupo quando for produzido em série ano que vem vai ter a missão de ser um Nano da Europa, o mais barato possível, mas com tecnologia sofisticada. (o que equivale dizer, nem tão barato assim...) Ele vai ser produzido na República Checa, onde a VW tem uma fábrica e uma marca própria de carros, a Skoda.
Como se vê nas fotos, é um compacto urbano, espaçoso e moderno, com design diferenciado. Hoje em dia, na congestionada Europa, o segmento dos micro-carros é fundamental e é dominado pelas francesas Renault (Twingo) e Peugeot (107 e o 1007, micro-van), mas terá em breve a concorrência da Toyota com o IQ ( veja post anterior), isso sem falar na possível chegada em breve do Nano. O Up/Lupo é a resposta da VW. Chama a atenção desses carros a aproximação de duas fontes de design, carros com informática. Tanto o Up como o Iq, além de terem nomes curtos, bem ao gosto da indústria tecnológica, terem painéis digitais, cores berrantes e interiores "clean", mas com jeito de Ipo que de carro comum. Nova geração de consumidores, novos carros.
E no Brasil ? Apesar dos recordes de congestionamento, as marcas por aqui ignoram os micro-carros, talvez porque para eles fazerem sucesso teriam que ter preços bem mais baixos que os atuais. Mas com a possível chegada do Nano e dos chineses, a coisa pode mudar. Mas não se anime: micro carros charmosos, avançados e com preços convidativos como o Twingo, ou o Up, ou o Iq, só na Europa. Por aqui, ainda teremos que conviver com dinossauros horripilantes como o Gol, Mille, Palio ou Celta. Bosta que é ser terceiro mundo....