Andar para trás para ir pra frente




Pode olhar a vontade: esse é um dos melhores carros do mundo em sua faixa de preço: trata-se do Golf VI, isso mesmo, a sexta geração do médio-compacto que é uma paixão na Europa, verdadeiro ícone da VW e por que não dizer, por extensão, de toda a indústria alemã.
O interessante é que este modelo, a ser lançado no Salão de Paris mês que vem, é menos complexo que seu antecessor, o Golf V. O modelo V tinha sofisticada arquitetura de construção, suspensão e eletrônica: tudo infinitamente de boa qualidade, mas faltou combinar com os consumidores... o preço. O Golf seu foi sinônimo de carro popular na Alemanha, não à toa inspirou o nome do nosso Gol por aqui: carro bom, barato e robusto, era o lema da marca ao criar o Golf I, ainda nos anos 70, muito parecido aliás com o nosso primeiro gol quadrado. O modelo V saiu desse padrão, elevando-o demais, o que é bom, mas tornado-o muito caro, o que é péssimo: conclusão: a VW antecipou esta geração em um ano, tirou correndo o Golf V de linha e diminuiu as sofisticações e principalmente o elevado custo e tempo de produção da linha VI. Com ainda ótima qualidade e agora de volta ao preço razoável que ele sempre teve, não há dúvidas de que o Golf VI voltara a disputar a liderança em vendas na Europa, perdida há algum tempo para modelos mais baratos, como Clio, 207 e Corsa.
E no Brasil ? Se o Golf V era caro até na Europa, imagine aqui.... portanto, o nosso Golf foi uma remodelação do Golf IV. Com a simplificação na nova geração, pode muito bem ser possível ver o Golf VI por aqui em dois anos. O mercado de médios no Brasil é limitado por preço alto e pela proximidade dos sedans, mais desejados que os caro médios hatches. Mas que seria pelo menos bom ver um desses andando por aí, mas melhor ainda na minha garagem.