bem vindo de volta...Voyage

para quem tem mais de 30 anos, como infelizmente eu, o nome Voyage significa muito: durante os anos 80, o sedan da linha gol foi uma referência no segmento de carros médios: bonito (para a época), confortável, com um potente motor 1.8, acabamento luxuoso na versão GLS ( acredite, mesmo hoje em dia, ele ainda seria melhor que muito carro moderno no acabamento...) e uma estabilidade a toda prova em curvas. Era tudo o que um consumidor exigente gostaria de ter.
Quando a VW criou o gol "bolinha", de segunda geração, estranhamente ela abandonou o mercado de sedans compactos. Não consigo encontrar explicação razoável para isso... o mercado de sedans compactos é o maior do país, maior até mesmo que o de hatchs compactos, pois embora os compactos individualmente vendam mais, quando se somam todas as versões de sedans compactos, eles superam o hatchs compactos. Mercado importantíssimo afinal, que a VW simplesmente não participa, ou o faz de forma muito marginal com um produto bom, mas caro, o Polo sedan.
Agora com a volta do Voyage ela irá atacar num segmento com forte concorrência: Siena, Corsa, Fiesta, Logan, futuro 207 Passion... mas com a força da marca VW e com o nome Voyage, claro que com a plataforma moderna do novo gol, ela terá um competidor que deverá incomodar muito. A Fiat que se prepare...
Pena que a traseira ficou feia... se vc procurar, há um post chamado dois sedans, onde há uma foto de uma projeção do futuro gol sedan com linhas bem mais bonitas, ao estilo Jetta. A traseira final ficou mais quadrada, bem menos instigante. Lembra de fato o antigo Voyage... mas poderia ter sido melhor.
E por ironia final: entra o Voyage, sai a Parati....não haverá versão perua da nova família Gol, apenas a atual SpaceFox.... adeus Parati, mais um nome que a VW poderá ressuscitar daqui a uns 20 anos quem sabe.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home