post 200 : adeus ao PT Cruiser
Não poderia comemorar minha postagem de número 200 neste blog com uma notícia ao mesmo tempo triste mas ao mesmo tempo importante : dia 9 de julho de 2010 sai de linha o PT Cruiser. Este carro simboliza para mim tudo o que um automóvel deve ser: mais do que um meio de transporte racional, como idealizado por Henry Ford, um produto de design, que expresse boa parte da personalidade do seu dono, mas ao mesmo tempo, do seu momento histórico. E o Cruiser conseguiu isso em 10 anos de mercado, sendo o primeiro carro de toda uma nova leva que se seguiu: foi o carro pioneiro em inovar em design pra valer, valendo-se da combinação única de elementos dos anos 30, devidamente atualizados. Até ele, os carros estavam ficando cada vez mais iguais, previsíveis, chatos. Mesmo 10 anos depois, o carro continua lindo, e já se tornou um clássico.
Há uma profunda reflexão sob o design no mundo de hoje. Vivemos sufocados por uma avalanche de produtos em série. Mesmo assim, não é impossível comprar produtos belos, unindo o contraditório, personalidade e produção em série, indústria e arte. No século XIX, os primeiros artistas a trabalharem o ferro com intenção para além do utilitarismo foram os franceses, cuja escola ficou conhecida como Art Nouveau, a "Arte Nova", que procurava conciliar estes dois pontos tão distantes: produção de produtos em série na sociedade industrial mas com olhar estético, atento ao belo, ao inovador, ao surpreendente. O Cruiser foi no passado buscar estes elementos, criando um carro que é mais que um carro, é um objeto, completo em si, digno de ser olhado e apreciado, ainda que saído de uma fábrica. Seu estilo retrô é apenas um indício do que veio depois: o New Beetle, o Mini, e outros mais... não à toa, e é a maior homenagem ao Cruiser, ele sairá de linha para a produção do belíssimo Fiat 500, ele próprio, "herdeiro" direto do conceito introduzido pelo mafioso carrão da Chrysler...
No post 200, um adeus de despedida ao PT Cruiser, mas saudando-o aos novos tempos, que espero, produzam bons carros de dirigir, mas igualmente de olhar.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home