NOVO Polo - algumas palavras
O carro se destaca pelo espaço interno, aliás característica principal da nõva geração dos compactos, que finalmente, conquistaram o espaço: Corsa, Fiesta, Fox, 206 e Polo são carros compactos por fora, mas muito espaçosos por dentro. No Polo, o espaço interno não atrapalha a esportividade e o design externo, coisa que a meu ver ocorre com o irmão Fox, que é mais espaçoso mas com jeito de furgão de carga e com um design sem sal e sem gosto...Os novos faróis do Polo deixaram o carro bonito, são copiados do Palio novo, ou foi o Palio novo que copiou do Golf europeu ? Aliás cópia é coisa comum no design de carros, basta ver as traseiras do Corsa e do Fiesta, o porta malas do Megane e do Prisma, etc.... Achei o Polo remodelado mais bonito que a frente antiga, pretensiosamente copiada da Mercedes.
Por dentro o acabamento nem lembra que o carro é um VW.....materiais de primeira, com painel de verdade !!! bem diferente do horrendo painel do Fox, que não existe. Dá saudades do Gol geração III.....
O câmbio é o melhor que já dirigi na vida. Preciso sem ser duro, macio sem ser molenga. E olha que estou acostumado com o câmbio do Corsa novo, que já é muito bom. Sem dúvida, se fosse apontar o ponto alto do Polo diria sem hesitar: o câmbio.
A suspensão é menos macia que a de um Corsa, mais firme, porém sem ser desconfortável. É ums suspensão para quem gosta de acelerar mais forte, nesse sentido, compradores de Corsa e Fiesta vão estranhar um pouco, pois ambos são carros "família" que não pensam em inclinar muito a carroceria na primeira curva. Por outro lado, não tenha dúvida: numa rua com paralelepípedos, a bunda de quem vai de Corsa fica mais macia do que a de quem vai de Polo.... mas não se preocupe, ainda é uma boa suspensão, muito melhor que a aspereza do 206 por exemplo.
Quanto a motor, o carro ainda estava bem "amarrado", portanto fico devendo mais à frente outros comentários, o mesmo sobre consumo. ( o carro é um 1.6 flex). Outra volta depois, certo Adriano?
E por fim, os "defeitos", que são quase nenhum....o preço é um pouco mais alto que a média dos compactos do segmentos. Com um pouco menos dá pra comprar 206 1.4, Palio 1.4, Corsa 1.8 e Fiesta 1.6. Claro, afinal nesta faixa de mercado a VW tem o Fox 1.6, reservando o Polo para um segmento levemente superior. Portanto, o principal, e talvez único, concorrente direto do Polo é o C3. Um Polo completo hatch iria enfrentar as minivans Meriva e Idea e o Honda Fit. Em breve, o segmento vai ganhar um nome de peso: o Novo Punto. Aí sim a coisa vai ficar agitada.
Senti falta de um ar digital no Polo, vendido como opcional ( e muito caro). Pequenos detalhes bobos que a VW poderia fazer, e que um simples Corsa tem, luz no porta malas e no porta luvas, assim como um estranhíssimo acendedor de cigarros no lugar da já comum tomada simples de 12v ( hoje em dia alguém fuma?) mas nada que diminua o carro. Compraria um com toda certeza.
Entre um Polo e um C3....? Pode escolher os dois....?